quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Servlet + JSP

Nesses últimos meses, passei um bom tempo sem atualizar aqui.
Mas agora estou voltando com força total para mostrar alguns exemplos de um determinado assunto.

Hoje eu trabalho com Servlet e JSP, então o que faço no dia-a-dia no trabalho, vou postar aqui pequenas
demonstrações, onde, com certeza, irão ajudar vocês.

Muitos pensam que programação é algo do outro mundo, pelo fato de lidar com várias letrinhas (códigos) onde quem vê, não entende nada. Na verdade, nada é fácil, e o que é fácil não presta.
Na área de Desenvolvimento de Sistemas, o que faz com que o programador saiba dominar bem uma certa linguagem é, além da prática, o estudo.

Quem trabalha na área, consegue adquirir uma ampla experiência por um fato óbvio, a pratica daquela linguagem todos os dias. O difícil talvez aqui em Caruaru e Região seja arrumar esse trabalho.

Falando um pouco do JSP, Java Server Page, é uma linguagem Web que manipula dados vindo de um formulário HTML. Isso estou falando de forma bem simples. Como o JSP recebe esses dados, pelo Servlet.
Está explicado a função do Servlet agora né?!

A logica é o seguinte: HTML -> Servlet -> Controlador -> DAO -> Banco de Dados.

Essa é a ordem de entrada de dados, recebendo pelo método Post no formulario HTML.
No Servlet exitem dois métodos, o Post e o Get. Vou nem falar para que serve, é algo lógico. Conseqüentemente, em um formulário HTML, tambem existem esses dois tipos de form.

O Controlador servirá para tratar informações, questão de validações de dados, condições e etc.
O DAO servirá como repositório, ou seja, comandos de SQL.
- Ponto Positivo:  para funcionalidades básicas como o CRUD, o DAO ja possui métodos prontos, isso quer dizer que você não precisa se estressar com comandos SQL.
- Ponto Negativo: para funcionalidades com condições, envolvendo WHERE em consultas, por exemplo, você irá ter que aprofundar mais o conhecimento.

Claro que eu vou postar aqui alguns exemplos. Relaxe!


Bom, até logo.




Rosemberg Lima -

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Conceito Básico de PILHA

- Pilha utiliza o FIFO ( First IN, Fist OUT), ou seja, o ultimo que entrar na pilha será o primeiro a sair.

Ex:

* Quando fizemos uma pilha de prato, o ultimo que colocamos se torna o topo e quando for retirado para uso, esse ultimo será o primeiro a sair.

Para manusear isso, o JAVA contem alguns comandos como o POP, PUSH, PRINT e PEAK.

  • Push - Serve para inserir valor na Pilha
Ex: Temos aqui uma variável Pilha p e queremos introduzir elementos (a, b, c) à ele:
Então;
p.push("a");
p.push("b");
p.push("c");
  • Pop - Serve para retirar o top da pilha
Ex: Continuando com a variavel Pilha p contendo os elementos {a, b, c}, vamos agora retirar o topo da pilha , ou seja, o elemento c:
Então;
p.pop();
  • Print - Serve para imprimir os elementos da pilha
Ex: Efetuando esses comandos em cima, quero saber agora quais elementos então na Pilha p:
Então;
p.print();
//*No console irá aparecer {a,b}
  • Peak - Serve para mostrar qual o elemento que está no topo da pilha
Ex: E se eu quiser saber o elemento que está no topo da Pilha p:
Entao;
p.peak();
Detalhe: Para declarar uma Pilha, você tem que fazer o seguinte...
Pilha p = new Pilha (TAMANHO);
Isso se chama instanciar, pois ja existe um método.
Pilha = Tipo da variável
p = Variável;
new Pilha = Manipular a Variavel "p" o usando o Método de Pilha criado.
ex:
public class Pilha{
public static void main(String[] args){
Pilha p = new Pilha (10);
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Espero ter ajudado.
:D