Nesses últimos meses, passei um bom tempo sem atualizar aqui.
Mas agora estou voltando com força total para mostrar alguns exemplos de um determinado assunto.
Hoje eu trabalho com Servlet e JSP, então o que faço no dia-a-dia no trabalho, vou postar aqui pequenas
demonstrações, onde, com certeza, irão ajudar vocês.
Muitos pensam que programação é algo do outro mundo, pelo fato de lidar com várias letrinhas (códigos) onde quem vê, não entende nada. Na verdade, nada é fácil, e o que é fácil não presta.
Na área de Desenvolvimento de Sistemas, o que faz com que o programador saiba dominar bem uma certa linguagem é, além da prática, o estudo.
Quem trabalha na área, consegue adquirir uma ampla experiência por um fato óbvio, a pratica daquela linguagem todos os dias. O difícil talvez aqui em Caruaru e Região seja arrumar esse trabalho.
Falando um pouco do JSP, Java Server Page, é uma linguagem Web que manipula dados vindo de um formulário HTML. Isso estou falando de forma bem simples. Como o JSP recebe esses dados, pelo Servlet.
Está explicado a função do Servlet agora né?!
A logica é o seguinte: HTML -> Servlet -> Controlador -> DAO -> Banco de Dados.
Essa é a ordem de entrada de dados, recebendo pelo método Post no formulario HTML.
No Servlet exitem dois métodos, o Post e o Get. Vou nem falar para que serve, é algo lógico. Conseqüentemente, em um formulário HTML, tambem existem esses dois tipos de form.
O Controlador servirá para tratar informações, questão de validações de dados, condições e etc.
O DAO servirá como repositório, ou seja, comandos de SQL.
- Ponto Positivo: para funcionalidades básicas como o CRUD, o DAO ja possui métodos prontos, isso quer dizer que você não precisa se estressar com comandos SQL.
- Ponto Negativo: para funcionalidades com condições, envolvendo WHERE em consultas, por exemplo, você irá ter que aprofundar mais o conhecimento.
Claro que eu vou postar aqui alguns exemplos. Relaxe!
Bom, até logo.
Rosemberg Lima -
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Conceito Básico de PILHA
- Pilha utiliza o FIFO ( First IN, Fist OUT), ou seja, o ultimo que entrar na pilha será o primeiro a sair.
Ex:
* Quando fizemos uma pilha de prato, o ultimo que colocamos se torna o topo e quando for retirado para uso, esse ultimo será o primeiro a sair.
Para manusear isso, o JAVA contem alguns comandos como o POP, PUSH, PRINT e PEAK.
Então;
p.push("a");
p.push("b");
p.push("c");
Então;
p.pop();
Então;
p.print();
//*No console irá aparecer {a,b}
Entao;
p.peak();
Detalhe: Para declarar uma Pilha, você tem que fazer o seguinte...
Pilha p = new Pilha (TAMANHO);
Isso se chama instanciar, pois ja existe um método.
Pilha = Tipo da variável
p = Variável;
new Pilha = Manipular a Variavel "p" o usando o Método de Pilha criado.
ex:
public class Pilha{
public static void main(String[] args){
Pilha p = new Pilha (10);
__________________________________________________________
Espero ter ajudado.
:D
Ex:
* Quando fizemos uma pilha de prato, o ultimo que colocamos se torna o topo e quando for retirado para uso, esse ultimo será o primeiro a sair.
Para manusear isso, o JAVA contem alguns comandos como o POP, PUSH, PRINT e PEAK.
- Push - Serve para inserir valor na Pilha
Então;
p.push("a");
p.push("b");
p.push("c");
- Pop - Serve para retirar o top da pilha
Então;
p.pop();
- Print - Serve para imprimir os elementos da pilha
Então;
p.print();
//*No console irá aparecer {a,b}
- Peak - Serve para mostrar qual o elemento que está no topo da pilha
Entao;
p.peak();
Detalhe: Para declarar uma Pilha, você tem que fazer o seguinte...
Pilha p = new Pilha (TAMANHO);
Isso se chama instanciar, pois ja existe um método.
Pilha = Tipo da variável
p = Variável;
new Pilha = Manipular a Variavel "p" o usando o Método de Pilha criado.
ex:
public class Pilha{
public static void main(String[] args){
Pilha p = new Pilha (10);
__________________________________________________________
Espero ter ajudado.
:D
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