O texto de hoje será importante para informa-lhes o quanto a Área de TI é privilegiada ao redor do mundo. Claro que o foco aqui é falarmos da Europa e o que foi criado para que houvesse uma maior aceleração no Visto de Trabalho dos profissionais estrangeiros.
Bom, vale salientar que o processo de visto, geralmente, é realizado ainda com o profissional no Brasil e não aqui na Europa. Toda parte de documentação deve ser apresentada para o Consulado Português, mas não como antes.
Desde meados de 2019 o processo mudou um pouco, agora existe uma empresa (VFS Global) que faz uma pré-analise da sua documentação antes de chegar no Consulado. O intuito é justamente acelerar a solicitação, visto que anteriormente essa análise era feita diretamente no orgão e demorava mais para uma resposta positiva ou não para andamento da requisição.
O processo demora até 90 dias para finalizar, isso em relação ao prazo máximo, porém o tipo Tech Visa tende a demorar no máximo 60 dias para sua emissão. Para que seja possível, a empresa que está solicitando a contratação deverá enviar alguns documentos, tais como:
- Pré-proposta de trabalho
- IAPMEI
Claro que existem outros documentos, mas esses dois citados são os mais importantes, pois eles serão responsáveis por, de fato, direcionar a solicitação de visto para o fluxo do Tech Visa.
Bom, todo texto acima é falado na experiencia vivida para minha vinda à Portugal, porém é sabido que outros países existe uma flexibilização para contratação de profissionais de TI, por exemplo no UK.
Com o Visto em mãos, é apenas comprar suas passagens e ser feliz.
Ah, não falei de passaporte né? Não preciso nem explicar que é necessário ter passaporte para emissão do visto. Então primeiro passo antes de tudo é procurar tira-lo.
Boa sorte e até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário